}

terça-feira, 14 de abril de 2015

[RESENHA] Angelologia, Danielle Trussoni

Angelologia: O Conhecimento dos Anjos

Ano: 2010 / Páginas: 456
Editora: Suma de Letras



Angelologia é um livro que conta a história da irmã Evangeline, uma freira que possui ascendentes angelólogos (grupo científico que estudam os anjos). Criada em um convento, ela nem imagina que os anjos realmente existem e que eles podem ser perigosos. Uma enredo que mescla passado e presente, é contado sobre o ponto de vista de diversos personagens, deixando a trama mais intrigante e curiosa.  Fiquei simplesmente fascinada com essa história sobre anjos, a leveza com que Danielle Trussoni nos apresenta os personagens e no que eles se transformam no decorrer da trama. Este foi o primeiro livro sobre anjos que li, e sem dúvida um livro inteligente que vai muito além de um romance. Misturando história, religião e fantasia, Daniele nos envolve de uma maneira que em certo ponto da história não sabemos mais diferenciar o que é ficção e o que é realidade; o que é religião e o que é fantasia. Um livro que me fez pesquisar, querer saber mais sobre o assunto. Realmente me prendeu do inicio ao fim. A cada página virada é uma virada na história, a cada passo dado é um retrocedido. A forma com que ela nos apresenta ficção e realidade é de uma inteligência esplêndida, que deixa a vontade de devorar as páginas que existem pela frente. Apenas deixou a desejar no final quando virei a página esperando algo mais, mas acabei ficando no vácuo (rsrs). Porém estarei esperando ansiosamente pela continuação, Angelopolis, ainda não lançado em português. 

Sinopse: Angelologia - No romance de estreia de Danielle Trussoni, best-seller do New York Times, anjos também vivem na Terra e escondem suas asas para não levantar suspeitas. No entanto, sua perfeição imaculada se desfaz quando se apaixonam pelos humanos, seres inferiores. Os descendentes dessa união, os chamados Nefilins, são criaturas híbridas que desejam dominar a humanidade semeando o medo, provocando guerras e se infiltrando nas mais poderosas e influentes famílias da história.
"Os Nefilins do meu livro são totalmente modernos. Os Nefilins originais, mencionados como 'gigantes' no livro de Gênesis, foram a inspiração para as criaturas que eu imaginava. Eu queria inverter a ideia típica dos anjos enquanto seres exclusivamente responsáveis por atos beneficentes. Queria mostrar o seu lado obscuro, explorar a capacidade de sedução que sua imagem exerce sobre as pessoas e, com isso, criar uma perspectiva aterrorizante", explica Trussoni.
Com uma narrativa complexa e inteligente, Angelologia - O Conhecimento dos Anjos consegue fundir elementos bíblicos, míticos e históricos e envolver o leitor da primeira à última página. Mas a autora conta que quando começou a escrever o livro não estava especificamente interessada na história dos anjos: "Na verdade, eu não estava nada interessada neles. Tudo que eu sabia é que queria escrever algo que se passasse em um convento, e então decidi que deveria me hospedar em algum deles durante um tempo. Foi nesse período de estadia que me deparei com uma coleção imensa de livros sobre anjos. Depois que comecei a ler, tive a nítida certeza de que os anjos são elementos onipresentes em nossa cultura."
No livro, a irmã Evangeline era apenas uma menina quando seu pai a entregou à ordem das Irmãs Franciscanas da Perpétua Adoração, ocupantes do Convento de Santa Rosa, em Nova York. Agora, aos 23 anos, ela se vê subitamente jogada no centro de uma batalha pelo poder na Terra que já se estende por milênios. Os protagonistas desse confronto são os Nefilins e a reclusa Sociedade Angelológica, que, com seus conhecimentos ancestrais, parece ser a única capaz de detê-los. Quando Evangeline se envolve no conflito, sua vida é colocada em risco e o apocalipse parece estar próximo.
Dos corredores austeros do convento à opulência da Quinta Avenida, de um cemitério em Montparnasse às montanhas da Bulgária, Angelologia - O Conhecimento dos Anjos é uma viagem pelos locais resguardados onde a História da relação entre os seres humanos e os anjos foi mantida a sete chaves.