}

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Benefícios da Leitura

Por Patricia Christmann


Boa tarde queridos leitores. Hoje venho até vocês para falar sobre os benefícios causados pelo habito da leitura.

Um habito saudável e sem contraindicações, a leitura nos trás inúmeros benefícios.


  • Criatividade
A leitura é uma porta para o mundo da imaginação, onde nossa criatividade atinge seu auge. Grandes escritores certamente foram leitores árduos.
  • Saúde mental
Ler estimula o uso de pensamentos para um fim especifico, não os deixando vagar sem rumo.

  • Adeus solidão
Um livro te leva para todos os lugares imagináveis, você nunca estará sozinho enquanto tiver uma vida para cuidar (e realmente xeretamos a vida dos personagens!).

  • Anti estresse
Só os leitores são capazes de entender o quão relaxante um livro pode ser.  Ler nos ajuda a fugir de nossos problemas. E estudos recentes afirmam que ler antes de dormir é muito mais eficiente do que ver tv, beber chá, ou uma massagem.

  • Extremamente acessível
Hoje pode-se encontrar livros e revistas em praticamente todos os lugares, seja em uma biblioteca ou no consultório de seu dentista. A facilidade da internet também contribui muito para a acessibilidade da leitura, disponibilizando livros on-line, encaminhando-nos ate lojas, bibliotecas, grupos de leitura. E há também o Skoob, um site especifico para amantes da leitura.

  • Aumento do vocabulário
Quem lê descobre palavras novas, significados antes desconhecidos para as que já conhece. Melhora a escrita e a fala, já que nos sentimos mais confiantes quando temos palavras para expressar o que estamos sentindo.

  • Memoria
Nossa memoria é estimulada por esse ótimo exercício de forma intensa. Alguém ai já leu mais de um livro ao mesmo tempo? Estudos afirmam que isso estimula a memoria já que o cérebro precisa trabalhar mais para conseguir diferenciar as duas historias sem perder partes importantes.

  • União
Pais que leem para seus filhos solidificam laços amorosos mais firmes, o contato com a leitura feita pelos pais deixa a criança mais segura e confiante.

  • Conhecimento
Livro é sinônimo de conhecimento! É isso o que mais buscamos na leitura. Quem lê abre novas portas para a vida. Através da leitura recebemos muitas informações importantes, ampliamos nossas referencias e abrimos nossas mentes para novas experiências.

  • Amizades
Quem lê bem, fala bem. Se expressa melhor. Se relaciona melhor. Quer fazer um amigo para a vida toda? Diga que leu o livro preferido dele e que gostou! Pronto! Vocês reviveram toda a emoção da historia contada nesse livro e partirão para inúmeras outras.

Enfim, o habito da leitura só trás benefícios. É um hobby barato e que ainda faz bem para a saúde. Não exige músculos, nem beleza, apenas vontade de conhecer novas historias, novos tempos, novos mundos... É indicado para todas as idades, raças, crenças, para todas as pessoas!

Pratique-o sem moderação!

E lembre-se, nunca é tarde para começar!

E para você? Quais os benefícios que a leitura trouxe para a sua vida? Queremos saber!



Referências:
Redação Educar, Como ensinar a seu filho que ler é um prazer. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml>. Acesso em: 20/01/2016
Ingrid Tanii, BENEFÍCIOS DA LEITURA. Disponível em: <http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/beneficios-da-leitura/1794/#>. Acesso em: 20/01/2016
Falando em Literatura, OS 100 BENEFÍCIOS DA LEITURA. Disponível em: <http://falandoemliteratura.com/2012/03/07/os-100-beneficios-da-leitura/>. Acesso em: 20/01/2016

Stephanie Gomes, 15 benefícios da leitura para a sua vida. Disponível em: <http://desassossegada.com.br/2013/11/07/15-beneficios-da-leitura-para-sua-vida/>. Acesso em: 20/01/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário