}

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

[RESENHA] O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, Ransom Riggs

Por Patricia Christmann


  O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Título original: Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children


Ano: 2015 
Páginas: 336
Idioma: português Editora: LeYa


Sinopse: Milhões de cópias vendidas em todo o mundo! Traduzido para mais de 40 idiomas! Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos Tudo está à espera para ser descoberto em "O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. “Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério. A narração em primeira pessoa é autêntica, engraçada e comovente. Estou ansioso para o próximo volume da série!” RICK RIORDAN, autor da série Percy Jackson e Os Olimpianos. “Um romance tenso, comovente e maravilhosamente estranho. As fotos e o texto funcionam brilhantemente juntos para criar uma história inesquecível.” JOHN GREEN, autor de A culpa é das estrelas. “Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito...” TIM BURTON


Bom dia pessoal, como estão? Hoje trago para vocês a resenha do livro “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares” de Ransom Riggs.
Pela capa acreditei que seria um livro de terror, mas ao decorrer da leitura percebi que estava enganada.  O livro é uma mistura de suspense, fantasia e fotografia. Uma leitura muito divertida.
 Jacob Portman cresceu ouvindo as historias incríveis que seu avô viveu na infância. Sobre como nascera na Polônia e com cinco anos de idade fora mandado para um orfanato no País de Gales, sua vida como artista de circo, viagens de navios a vapor, guerras e muitas outras aventuras. Mas o que mais impressionava Jacob eram os monstros de que seu avô precisava fugir.
Mas com a idade veio à desconfiança de que seu avô estava enlouquecendo, preso em casa com medo, um armário cheio de armas, surtos, e a certeza de que os monstros estavam vindo atrás dele.
“Agarramo-nos a nossos contos de fadas até que o preço por acreditar neles se torna alto demais...”
Foi assim que Jacob, no segundo ano de escola, deixou de acreditar nas historias de seu avô.
Herdeiro de uma parte considerável das empresas Smart AID, filho único de pais bem sucedidos, Jacob ama seu avô com todo o coração. Mas uma grande tragédia acontece, ele presencia a morte de seu avô.
“Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo. A primeira delas foi um choque terrível e, assim como qualquer coisa que muda você para sempre, dividiu minha vida em duas partes. Antes e depois.”
“Vá para a ilha. Lá você estará em segurança. Prometa.”
“Encontre a Ave. Na fenda. Do outro lado do tumulo do homem velho. Três de setembro de 1940... Emerson... a carta. Conte a eles o que aconteceu, Yacob.”
Suas ultimas palavras, cheias de significados.
E o pior foi ter a certeza de ter visto o assassino, uma criatura horrível com

“olhos que nadavam em liquido escuro, trincheiras peludas de carne negra como carvão... línguas compridas como enguias...”

Mas seria isso mesmo? Convencido de que era uma reação ao estresse, e incentivado por seu psiquiatra, Jacob vai em busca de respostas.
Encontra uma carta que seria de alguém do orfanato e vai até uma ilha para poder desvendar esse mistério. Uma casa abandonada, ou o que sobrou dela. Algo inabitável e horripilante, destruída pelo tempo. Em meio aos destroços ele encontra um velho álbum de fotografia, fotos de crianças brincando... Mas também haviam algumas fotos diferentes, parecidas com as de seu avô, um rapaz coberto por abelhas, uma menina que refletia na agua tornara-se duas, outa flutuando, um rapaz segurando uma enorme pedra, outro parecia ser invisível... Fotos que certamente haviam sido modificadas.







E a sensação de estar sendo observado? Uma menina de vestido branco, correndo pela casa em direção ao nada... Teria ela suas respostas? Seria ela a menina das fotos que vira no meio das coisas de seu avô? Aquelas de que ele deixou de acreditar?
Numa busca desesperado por respostas ele descobre que as fotos na realidade são verdadeiras e que o orfanato continua vivo apesar de todos os anos e do terrível acidente que aconteceu... Que o tempo parou para eles, num mundo onde não há doenças nem morte. Apenas o hoje. Onde estão seguros do mundo. Mas seria assim tão perfeito?
Uma menina capaz de formar bolas de fogo em suas mãos e assim mesmo, não se queimar. Emma, assim como todas as outras crianças eram protegidas por Ave. Uma alma bondosa que os salvou, crianças peculiares que foram abandonadas, humilhadas, rejeitadas, maltratadas e até torturadas por possuírem dons. Crianças bizarras que controlavam fogo, podiam dar vida a coisas mortas, ver o futuro, ser invisível e até ter uma segunda boca com mandíbulas poderosas localizada na parte de trás da cabeça.
“Tem muitas coisas nesse lugar que ela não gostaria que você soubesse.”
Muitos segredos, um mundo em que Vovô Abe viveu por anos, um lugar em que apenas Peculiares podem entrar...
“Ele podia ver monstros... No momento em que ela disse isso, todos os horrores que eu acreditava ter deixado para trás voltaram numa enxurrada . Eles eram reais e tinham matado meu avô...E eu podia vê-los! E isso mudava tudo!”
“Eu nunca estarei em segurança, não é verdade?”
 Suas respostas serão encontradas e um amor antigo pode se tornar atual, as lutas de seu avô serão agora sua responsabilidade. Os monstros que mataram seu avô agora o queriam, e Jacob os tinha levado até o Orfanato.
"Eu costumava sonhar em fugir da minha vida comum, mas minha vida nunca havia sido comum. Simplesmente não conseguira notar como ela era extraordinária. Da mesma forma, nunca imaginei que minha casa poderia ser algo de que eu sentisse falta, mas, quando estávamos carregando nossos barcos ao amanhecer, à beira de um grande abismo de Antes e Depois, pensei em tudo o que estava prestes a deixar para trás: meus pais, minha cidade, meu antigo, melhor e único amigo. E percebi que partir não seria como eu havia imaginado, como me livrar de um fardo. A lembrança deles era algo tangível e pesado, e eu a levaria sempre comigo."
 Uma luta será travada e o destino de todos os peculiares esta em jogo... Um longo caminho a ser seguido...
“Não entendia como aquela calma sagrada podia existir em um mundo em guerra...”
“Não tínhamos trazido nenhum dos velhos álbuns de retratos; talvez essa fosse a primeira foto para um novo...”

Uma historia bem escrita que encanta e fascina. Li em PDF então não posso descrever o livro físico, mas gostei muito do que li. O começo é meio sem graça, mas só o primeiro capitulo. Depois a historia se desenrola numa velocidade incrível. O final é ótimo e deixa-nos curiosos para saber o que vai acontecer nessa jornada. As fotografias nos deixam ainda mais encantados. E já quero continuação.


6 comentários:

  1. Ai que delícia, deu até vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito bom! Me surpreendeu.
    Leia que você ira gostar!

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que esse livro tinha fotografias. Aliás, pelo que pude perceber aí a fotografia é meio que posta como um subgênero, é isso? Muito interessante!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. E falando nisso... que fotinhos mais medonhas hein. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Eduarda! As fotografias nesse livro complementam a historia, dando um ar de mistério e ilustrando os personagens! Segundo o autor, elas são verdadeiras...
      Ótimo fim de semana para você também!

      Excluir
  5. Acabei de ler esse livro e fiquei fascinada. Louca para ler a continuação. Ótima resenha! <3
    http://praxeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir