}

sexta-feira, 22 de julho de 2016

[RESENHA] O Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine

Por Patricia Christmann


Respeitável público, hoje venho com muita alegria apresentar-lhes a resenha desse maravilhoso livro!

O Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine



Sinopse: Respeitável público, sejam bem-vindos ao incrível Circo Mêcanico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar. Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Através de imagens surpreendentes, a autora nos conduz por um realismo mágico com um toque da beleza steampunk, uma combinação inusitada que cria a atmosfera perfeita para personagens comoventes e de grande força poética. Fãs tanto de clássicos como Melville (Moby Dick), Frank L. Baum (O Mágico de Oz) e das fábulas dos irmãos Grimm quanto de autores contemporâneos como Kelly Link, Erin Morgenstern, Kami Garcia e Margaret Stoh vão se apaixonar pela prosa cheia de mistério da jovem e talentosa escritora Genevieve Valentine, que com este seu primeiro romance foi indicada ao Prêmio Nebula, um dos mais importantes dedicados à literatura fantástica. Aprecie esse peculiar espetáculo!



Um mundo devastado pela guerra, cidades arrasadas, pessoas estraçalhadas...
As pessoas vivem com medo, escondem-se onde conseguem. A guerra chegou. Mas há uma coisa capaz de fazê-las sair... A magia do Circo.
“Bem-vindos ao Circo Mecânico Tresaulti!”
Uma chama de esperança, um toque de magia e alegria que dificilmente será encontrado em outro lugar. 
Quem ai não se apaixonou pela capa que jogue a primeira pedra! Esse é um forte candidato a melhor capa da DarkSide. Toda detalhada e cheia de engrenagens maravilhosamente envelhecidas. Sim! Tenho a edição capa dura, mas a normal também é deslumbrante.
Mas não se engane! O Circo Mecânico Tresaulti não é apenas uma capinha bonita! Ele também tem conteúdo! E como!
Genevieve Valentine fez um ótimo trabalho, um dos livros mais bem trabalhados que já li. De leitura fácil e divertida, mas sem perder o estilo Dark que tanto amamos! Sua historia não se baseia apenas no circo, mas também em sua trupe, a qual é construída peça a peça nesse enredo magico.
“Havia sempre lagrimas de alegria; um homem tão lindamente unido com uma maquina era algo que as pessoas precisavam ver depois de uma guerra como a qual haviam passado. A tecnologia naquela época era armas e sinais de radio; as pessoas precisavam lembrar-se da arte da maquina.”
O Circo é formado basicamente por maquinas humanas, pessoas que perderam toda a esperança de sobreviver nesse mundo em constante guerra. Mas que viram em Boss sua salvação. Alguém que pode consertar você deve ser levada em conta. Se você precisa de uma coluna de aço, um braço de ferro, um pulmão novo ou asas, ela dará um jeito. E ai toda a sua vida é deixada para trás, os problemas tendem a ser esquecidos... E você recomeça, com peças novas...
“O cartaz diz “Mais Leves que o AR”. O clima na tenda é: Veremos. Não que você espere que alguém caia – isso seria mórbido -, mas se você diz que algo é mais leve que o ar, bem, as apostas estão feitas.”
O maravilhoso trapézio vivo! Onde lindas meninas feitas com ossos de cobre flutuam de um braço a outro. Seriam assim tão leves?
Será que realmente voam? E se uma cair?
 “Alguns momentos são infinitos e aterrorizantes, mesmo que deem certo no final.”
O clima de incerteza do inicio ao fim do livro só faz aumentar a curiosidade do leitor, e conforme avançamos na leitura, vamos descobrindo o que levou a cada um dos personagens ate o circo. Alguns por fé em uma vida melhor, outros por não terem mais como viver, literalmente!
Mas há um, George, que sonha em ser parte do circo, não apenas como ajudante, mas se tornando uma parte de tudo. O braço direito de Boss. 
“Ele (George) não esta quebrado. Ela não sabe o que fazer.”
Um menino que ainda não conhece os perigos de ser O Chefe. Mas que será obrigado a tomar a frente de tudo... 
E Ayar, o homem forte! Os fabulosos irmãos acrobatas Grimaldi, e toda a equipe do Tresaulti nos são apresentados um a um de forma não linear. A maioria da historia é contada pelo Little George, suas perspectivas são expostas a todo tempo, mas há pedaços em que os outros contam-nos seu lado. Pessoas com duvidas, medos, incertezas e comuns na medida do possível. Em um paragrafo odiados, no próximo, amados. Afinal, ninguém é perfeito. 
Em meio à desolação, o Tresaulti chama atenção de todos , até de pessoas que o Circo precisa desesperadamente evitar... 
“Grandes eventos tem um espirito próprio... A vida de uma cidade pisca e treme quando eles estão próximos. Então o Tresaulti parte... e as cidades desabam.”
Homens do governo, capazes de tudo para reconstruir suas cidades, seu mundo, mesmo que para isso tenham que pagar um preço alto. Mesmo que vidas sejam sacrificadas. E estão atrás de Boss? Para que? Para salvar seu mundinho de poder.
O Circo Mecânico Tresaulti enfrentara seu maior desafio, e assim, descobrirão quem realmente é leal, quem esta só de passagem e quem mantem todos vivos. Será Boss? Será o circo? Ou há algo maior que guia as mãos de Boss através das engrenagens que precisam de constante manutenção?
Venha conhecer a magia do Circo, encantar-se com as mais belas ilustrações e descobrir quem sobreviverá a esse mundo cruel e desumano.

Espero que tenham gostado da resenha, é um livro que eu adorei e recomendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário