}

sexta-feira, 10 de março de 2017

[RESENHA] Ed & Lorraine Warren: Demonologistas– Arquivos Sobrenaturais, Gerald Brittle

Por Amanda Medeiros


Olá pessoal! Já estava com saudades de vocês! Demorou um pouco, mas a resenha do livro Ed & Lorraine Warren: Demonologistas acabou de sair do forno!





Mas quem foram o casal Warren? Aposto que se nunca ouviram falar deles, ao menos ouviram falar da famosa boneca Annabelle ou do filme Horror em Amytiville!
Edward "Ed" Warren e Lorraine Warren foram investigadores de fenômenos paranormais e autores associados com casos de destaque de assombração. Eles são referência quando o assunto é o sobrenatural e Edward foi o único demonologista autorizado pela igreja a realizar exorcismos. Lorraine, uma clarividente e medium, podia sentir a presença de espíritos humanos e não humanos, mesmo que não estivessem materializados. Sim minha gente, estamos falando de casos reais e não ficção. E você, acredita? 


Bom, vamos então à sinopse antes das apreciações:


Ed & Lorraine Warren: Demonologistas– Arquivos Sobrenaturais 
Gerald Brittle
Ano: 2016 / Páginas: 272
Idioma: português
Editora: DarkSide Books
Sinopse:
Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos, sempre em busca da verdade. Agora é a sua vez de entrar em contato com o sobrenatural. Você tem coragem? Então leia Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral. 

Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. No livro, Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.


Digamos que este não é bem um livro aterrorizante como eu esperava, mas não deixa de ser um bom livro. É a primeira vez que me aventuro em livros biográficos e já vou contar a minha experiência para vocês. Gerald Brittle consegue, na biografia do casal Warren, misturar uma série de entrevistas numa narrativa bem interessante portanto, digamos que o livro não é somente descritivo, mas também narrativo o que atiça a imaginação do leitor. 

O livro é dividido em capítulos que se aprofundam um pouco mais no assunto sobrenatural mesclado com casos do casal Warren como Annabelle, Amytiville, o caso do exorcismo do filme "O exorcismo de Emily Rose". A cada capítulo o autor explica detalha casos e explica as diferenças entre espíritos humanos, não humanos, demoníacos e diabólicos, o que achei bem interessante, por que para mim era quase tudo a mesma coisa. 

Dentre as explicações teóricas, o autor une alguns dos casos vivenciados pelo casal Warren, com fotos e explicações do próprio casal oferecidas por entrevistas realizadas para a realização do livro. Com certeza este é um prato cheio para quem quer conhecer um pouco mais deste universo do qual quase não ouvimos falar e no qual muitos não acreditam ser verdade.

E você acredita? Bom, eu confesso que ainda tenho minhas dúvidas, mas não nego que existam espíritos malignos esperando para possuir alguém que possa estar por aí dando sopa! 

Mas o fato é que, o livro da Darkside tem uma edição realmente maravilhosa, mas existem muitos errinhos de digitação, concordância e erros ortográficos. É realmente uma pena pois os detalhes do livro são perfeitos, mas deve ter o conteúdo revisado com urgência. Também achei o livro um pouco (bastante  na verdade) repetitivo. Talvez o livro poderia conter até mesmo a metade das páginas se não se repetisse tanto. Em cada capítulo ele retoma tudo o que foi dito nos anteriores, se repetindo e repetindo. No entanto, os casos entre as explicações mais teóricas salvam a leitura de ser uma leitura monótona e massante. 

Contudo, os amantes do inexplicável, com certeza irão adorar o livro e para aqueles que não querem ler por medo, digo que é uma narrativa super tranquila e explicações totalmente compreensíveis que tornam uma leitura fácil, cheia de mistério, mas sem terror ou suspense justamente pelo seu caráter descritivo. Portanto, é uma leitura indicada para curiosos a respeito do assunto,  tem tempo e gosta de livros que sempre retomam o que foi dito anteriormente. 


2 comentários:

  1. Nossaaaaahhh! Da medinho esse livro rss mais confesso que ja deu vontade de ler! Adorei Bjos linda
    drikaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Poxa, eu realmente amei o livro, sou apaixonada por essas temáticas e achei o livro incrível, e até procurei saber mais! Que pena que não foi tão bacana pra você, e a edição da DarkSide é linda de morrer <3

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir