}

SINÉLIA PEIXOTO



Sinélia Peixoto 



Sinélia Peixoto nasceu em Brasília em 06 de Dezembro de 1977, estudou sua vida toda lá. Fez um ano de intercâmbio para os Estados Unidos quando era adolescente, voltou e começou a trabalhar como professora de inglês logo que entrou para a Faculdade. Cresceu ali, viu a cidade crescer a sua volta, fez amigos, mas sempre tinha o desejo de sair, conhecer o mundo. Fez faculdade de Letras – Português/ Inglês na Universidade Católica de Brasília, de 1996 a 1999. Depois fez seu mestrado na University of Liverpool – Liverpool na Inglaterra de 2000 a 2001. Isso tudo enquanto trabalhava como professora nos cursinhos em Taguatinga – DF. Ela foi professora universitária, professora da educação infantil, professora particular, tradutora e hoje é servidora pública, trabalha na Secretaria de Educação de Brasília e com esse livro se tornou também uma escritora. Sinélia sempre escreveu, quando adolescente teve poemas publicados na escola onde estudava e gosta de escrever desde sempre. Ela tem sua vida toda em Brasília, tem dois filhos pequenos ainda, é divorciada e sabe bem o que as mulheres passam e sofrem nos dias de hoje tendo que cuidar da casa, da família, dela mesma e trabalhar fora ao mesmo tempo. Por Que Eu? é o primeiro livro escrito por ela para a mulher atual, romântica, dona de si, trabalhadora, mãe, batalhadora, forte, que enfrenta a vida com garra e que mesmo assim não perde sua doçura, sua feminilidade e sua beleza interior. Essa trilogia nos mostra que conseguimos tudo com amor e dedicação, basta a força de vontade e coragem de assumir nossas responsabilidades e lutar sempre por uma vida melhor.


Contato:




Por que eu?

Por que eu? - Sinélia Peixoto
Ano: 2015 / Páginas: 493
Editora: Chiado

Por Que Eu? - Elizabeth é uma mulher de 28 anos, de Brasília, que decide começar o ano de 2013 de forma diferente. Estagnada? Podemos dizer que sim. Sem perspectiva de mudanças? Também! Ela busca algo melhor para si, por isso vai a Porto Seguro passar o reveillon com as amigas para encerrar uma fase de sua vida e dar início à outra, mais adulta e com muitos desafios. Lá, ela conhece Antônio, uma advogado também de Brasília. Eles curtem juntos e quando voltam a Brasília começam um romance. Elizabeth está se descobrindo. Ela pede demissão de seu emprego e começa se dedicando aos cursinhos para concurso. Antônio já é estável e independente. Quem é ela? Ela se pergunta e comparada a ele, ela se acha um Zé Ninguém. Ela se sente perdida em meio à tudo que tem que aprender e descobrir sozinha. Ela é uma pessoa honesta e sincera consigo mesma; luta para se analisar e se entender sempre; ele quer ajudá-la profissionalmente. Ele quer mais! Ela luta contra ele, tenta não se entregar, luta para ser honesta consigo mesma e aprender mais sobre si mesma sempre. Eles se casam, apesar de Elizabeth colocar empecilhos e juntos têm dois filhos. O primeiro livro desta trilogia é sobre esse primeiro momento, no qual os dois estão se descobrindo, ela buscando se profissionalizar, ele aprendendo com ela a se abrir mais, se conhecer, a filosofar, a analisar sua vida, seus pensamentos e a ser honesto consigo mesmo. Os dois buscando um relacionamento cada dia melhor, aprendendo sobre o casamento e também buscando o que os satisfaça sexualmente. Eles se dedicam muito à vida sexual do casal, aprendem sobre o corpo do outro, sobre os gostos do outro; se conhecem e melhoram juntos, com carinho, dedicação e atenção. É um livro no qual Elizabeth discute muito consigo mesma, tenta entender suas neuroses, tenta se descobrir sexualmente e descobrir como é o casamento, a gravidez, a vida a dois e sua luta por melhoria profissional. Com um final muito triste e cheio de esperanças para o próximo livro.


Resenha Saberes Literários


Narrado em primeira pessoa, o livro Por que eu? conta a história de Elizabeth, uma mulher forte, batalhadora e independente que aos 28 anos resolve mudar sua vida. Em uma viagem de Ano Novo com as amigas, Beth conhece Antônio, um advogado lindo e bem sucedido. Beth descobre que moram na mesma cidade e acabam ficando juntos durante a viagem mas ela nunca imaginaria que aquilo fosse durar, não imaginava que Antônio tinha se apaixonado por ela naquele lugar e que iria querer mais do que somente uma viagem. Antônio quer apenas amá-la e ajudá-la nas decisões profissionais, e construir uma família com ela. Elizabeth se apaixona, mas tem medo e insegurança, porém, acaba aceitando o pedido de casamento desse homem maravilhoso e decide ser feliz.

“A vida que você vive é sua declaração, é quem você é,o que você acredita. Suas escolhas o definem, a partir delas você decide o que quer ser, escolha!”

Beth é uma mulher normal, com uns quilinhos a mais e Antônio um homem alto, de olhos verdes e lindo! Beth se pergunta “por que eu?”, “por que esse homem me escolheu?”. A personagem precisa enfrentar seus medos, suas neuroses, abandona seu emprego para estudar e depois para se dedicar à sua família. 

“Decido que o melhor é respirar fundo e enfrentar o dia. Tomo meu banho e me arrumo para ir trabalhar. Tenho que enfrentar aquele serviço chato onde todos passam, mal falam comigo e quando falam só reclamam. Por que não nasci rica?, me pergunto mais uma vez.”

Por que eu? É o primeiro livro da trilogia do eu, um livro cheio de reflexões sobre a vida, o casamento, trabalho e principalmente o amor. Como a própria personagem diz, ela adora filosofar e o leitor acaba entrando nessa onda de filosofias e reflexões sobre diversos assuntos cotidianos que permite ao leitor também “filosofar” sobre sua própria vida através da identificação com as personagens.

O livro possui uma linguagem muito leve, verdadeira. As cenas são bem construídas. Fica muito fácil perceber as cenas que a autora quer dar ênfase através do detalhamento das cenas. Houve dois momentos de grande tensão no enredo. Um antes do casamento dos protagonistas e outro ao final do livro. Elizabeth é uma personagem que acaba sofrendo por antecipação, justamente por pensar demais, o que faz o leitor sonhar, sofrer e amar junto com ela. Elizabeth é uma personagem tão bem construída que é impossível qualquer mulher não se identificar um pouquinho com ela e sentir inveja dela também!

“Uma vez ouvi que a alma deseja, precisa e almeja conhecer-se através da experiência, de testes na vida, de quedas, de lutas. Ouvi também que não devemos procurar esquecer o passado: o que passou serve de lição, procuremos mudar o futuro, foco no presente.”

Antônio se tornou um homem melhor com Elizabeth e por isso a ama, ele também tem seus momentos de insegurança. E um pequeno deslise dele pode mudar todo “o andar da carruagem”. Mais uma vez Beth precisa se mostrar forte e determinada e decide lutar por seu homem, esse homem que tanto ama.

“Amar é uma decisão e uma escolha minha filha, simples assim. A felicidade é uma decisão. Minha filha, você escolheu amar esse homem, então escolha ser feliz ao lado dele e será.”

Repleto de frases marcantes, citações de músicas. Um livro que me fez rir, chorar, me fez sentir raiva, desespero, amor. Um ótimo livro para quem gosta de leituras leves, românticas, com uma pitada de momentos calientes. E o Antônio, ahh o Antônio é de arrancar suspiros de qualquer uma! 

“Gata, a gente constrói nossa alma gêmea. Eu posso ser a sua e você a minha. A gente tem que se dar a chance de ser feliz. Investir na gente sabe? Tempo. ‘Não encontrar o amor é não encontrar a vida’. Nos dê uma chance!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário