}

quinta-feira, 22 de junho de 2017

[RESENHA] Mestre Gil de Ham - J.R.R. Tolkien

 Por Ana Luiza Berger

Olá pessoal, hoje é dia de mais uma bela fantasia. Trago um livro de um dos grandes escritores do gênero fantasia o qual eu admiro muito as obras  e me fascino com todo o mundo que ele cria em seus livros.


Mestre Gil De Ham

ISBN-13: 9788533619128
ISBN-10: 853361912X
Ano: 2003 / Páginas: 144
Idioma: português
Editora: Martins Fontes

Sinopse: Esta divertida história, escrita pelo autor de O Hobbit, é ambienta.da no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (ou Morde-cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna



 Mestre Gil de Ham é um fazendeiro pacato de uma pequena vila de setor rural ávido de plantações e que tem suas terras invadidas por um gigante perdido com pouco senso de direção e que com o passar do tempo Gil é tragado sempre para uma aventura contrária a suas expectativas, que sempre tomam proporções além dos reais acontecimentos. 

Tem um gigante em suas terras, um gigante enorme; e ele está vindo para cá — disse o cachorro. — Socorro! Socorro! Ele está pisando nos seus carneiros. Esmagou a coitada da Galathea, que ficou achatada como um capacho. Socorro! Socorro! Ele está destruindo todas as sebes e arrasando todas as lavouras. O senhor precisa agir com rapidez e bravura, ou logo não lhe restará nada. Socorro! — E Garm começou a uivar.


Com sua fazenda e a segurança das pessoas ameaçadas, o homem logo se pôs a enfrentar o gigante e o expulsar das suas terras e ganha fama por  seu ato de bravura fazendo com que todos se impressionassem com sua coragem, até mesmo o Rei, que ao ficar sabendo da história logo o procura para lhe passar uma árdua tarefa de combater um dragão e é nesse momento que Gil começa a ter problemas..

No dia seguinte, descobriu que a notícia tinha crescido ao ser relatada, e que ele se tornara uma importante figura local. No meio da semana seguinte, a notícia já tinha se espalhado por todas as aldeias, num raio de vinte milhas. Ele se tornara o Herói do Campo, o que achou muito agradável

Infelizmente J. R. R. Tolkien não terminou esse conto, apesar que tem um final, mas houve tentativas e manuscritos de uma continuação, que foi encontrado e tentaram transcrever seus acontecimentos, mas ficando sempre divagando sobre o real objetivo e acontecimentos seguintes, parece tentativas de lembrar como era aquele conto que "seu avô lhe contara", contudo nada que afete realmente o conto de Mestre Gil de Ham.

O filho mais velho de Tolkien, John, recorda que a história foi contada pela primeira vez quando a família foi apanhada por uma tempestade depois de um piquenique e se abrigou debaixo de uma ponte. Não foi possível determinar com precisão a data nem o local desse acontecimento. No entanto, é quase certo que uma história inspirada na região em torno de Oxford teria sido contada depois que a família Tolkien se mudou de Leeds para aquela cidade, no início de 1926. 

Um belo livro introdutório a um mundo de fantasias em narrativa rápida e envolvente, o sentimento passado é de um avô contando uma lenda antiga de sua terra natal para o seu neto em frente a uma lareira ou numa varanda de casa em sua cadeira de balanço. 
Mestre Gil de Ham um pequeno conto de teor de fantasia com humor inglês. 

É uma aventura que aos acasos vai virando uma imensa bola de neve atiçando a curiosidade do leitor. Temos personagens fortes, cômicos e marcantes como o próprio Gil de Ham, o cachorro desesperado Garm e o dragão um orgulhoso, Chrysophylax.
Um conto rápido com várias reviravoltas e diálogos e situações engraçadas sucumbindo sempre para acontecimentos maiores. É uma fantasia totalmente de um ponto de vista novo, apreciativo para não só  crianças como adultos também  que podem liberar extremamente a criatividade e visão de fantasia que aborda terras longínquas de dragões, gigantes, cavaleiros e cachorros falantes. 

4 comentários:

  1. Parece ser incrível!
    Quero muito ler, sou apaixonada pelos livros do Tolkien.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a resenha! Muito bom ver a resenha com um toque de visão particular e ficou bem dinâmico! Gostei! E Tolkien é Tolkien, é um ótimo livro para introdução a fantasia e exercer a criatividade! xD

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do Tolkien, mas nem adianta discutir, é um nome super famoso. Quando puder, irei conhecer sua literatura :D

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive o prazer de ler nenhum livro do Tolkien, mas espero ler em breve, quando minha lista de livros atrasados andar rs... Bela resenha, o livro parece ótimo. Bjoss da Mai 💕

    ResponderExcluir